Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

Vendas da Mercedes-Benz cresceram 21 % no terceiro trimestre

12/10/2022

  • As entregas da Mercedes-Benz atingiram 517.800 unidades (+21%), num mercado volátil com estrangulamentos contínuos de fornecimento de semicondutores
  • O mercado de veículos elétricos continua a crescer: as vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) no terceiro trimestre mais do que duplicaram para 30.000 unidades (+115%)
  • As vendas de modelos de luxo topo de gama atingiram as 77.500 unidades, uma diminuição de -1% face ao período homólogo do ano anterior e um crescimento de +8% comparativamente ao trimestre anterior. As vendas de modelos de luxo essencial subiram 36% para 277.000 unidades
  • As entregas na China cresceram cerca de 37% para 206.800 veículos

As entregas de veículos ligeiros de passageiros da Mercedes-Benz atingiram as 517.800 unidades (+21%) no período de julho a setembro, sendo até agora o trimestre mais forte de 2022 mesmo com a produção e as vendas a serem afetadas pela escassez de semicondutores e com perturbações nas cadeias de fornecimento.

A Mercedes-Benz está a transformar-se a toda a velocidade: rumo a um futuro totalmente elétrico, a unidade de negócio de veículos ligeiros de passageiros da Mercedes-Benz aumentou as vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) no período entre julho e setembro para 30.000 unidades, um crescimento de 28% face ao segundo trimestre e de 115% comparativamente ao período homólogo do ano anterior. Nos primeiros nove meses, as vendas de veículos elétricos a bateria duplicaram para 75.400 unidades (+126%). As entregas de 13.100 veículos elétricos a bateria no mês de setembro representam um novo máximo de vendas mensais. As vendas de veículos elétricos a bateria aumentaram com o contributo do EQB, com 3.400 unidades entregues, e com o EQE que recentemente chegou aos salões dos concessionários na China e já conta com mais de 2.000 unidades vendidas em todo o mundo. As vendas do EQS revelam um crescimento constante e atingiram mais de 5.400 unidades, o que representa o trimestre mais forte de sempre deste modelo. O EQS SUV começou a ser produzido e já chegou aos Estados Unidos. As entregas de modelos xEV (PHEV e BEV, incluindo os modelos da marca smart) atingiram as 75.900 unidades (+23%) no terceiro trimestre, representando uma quota de 15% do total de veículos vendidos, e 215.400 unidades (+17%) nos primeiros nove meses do ano.

Além da aceleração da transformação do portfólio de modelos rumo a um futuro totalmente elétrico, a Mercedes-Benz trabalha continuamente para melhorar a rede de carregamento para os seus clientes. No ano transato, a Mercedes-Benz aumentou o número de postos de carregamento do seu serviço Mercedes me Charge para mais de 850,000 (+70%) em todo o mundo e desta forma proporciona uma maior tranquilidade aos clientes no planeamento de viagens longas.

Luxo Topo de Gama

As vendas no segmento de luxo topo de gama atingiram as 77.500 unidades (-1%) no terceiro trimestre, um crescimento de 8% face ao segundo trimestre. O segmento foi impulsionado pelas fortes vendas da Mercedes-Maybach com 5.200 unidades (+3%) no terceiro trimestre e 15.500 unidades (+43%) nos primeiros nove meses. As entregas do Classe S no terceiro trimestre cresceram em todas as regiões exceto nos Estados Unidos, onde os atrasos temporários de certificação afetaram os fornecimentos e desta forma resultaram em vendas de 21.400 unidades (-18%). As vendas trimestrais do EQS atingiram um novo máximo de 5.400 unidades. O novo SL foi entregue a mais de 1.800 clientes no terceiro trimestre na Europa e nos Estados Unidos.

Luxo Essencial

As vendas no segmento de luxo essencial atingiram 277.000 unidades (+36%) no terceiro trimestre, com fortes vendas do Classe C (+55%), Classe E (+25%) e impulsionadas novamente pelo modelo mais vendido, o GLC, com 88.700 unidades (+49%), mesmo com o arranque da produção da próxima geração do modelo em Bremen e Sindelfingen. O novo EQE totalmente elétrico foi lançado na China e atingiu as 3.500 unidades em todo o mundo no terceiro trimestre.

Luxo de Entrada na Marca

As vendas no segmento de luxo de entrada na marca atingiram 148.400 unidades (+6%), com os veículos elétricos a bateria a representarem 10% do total de vendas. O EQB foi entregue a mais de 3.400 clientes em setembro, representando um novo máximo de vendas mensais e trimestrais do modelo. As vendas do Classe A (-3%) e do Classe B (-8%), cujos modelos atualizados foram recentemente anunciados, têm sido condicionadas por razões de disponibilidade de componentes e de logística. As vendas do GLB atingiram o seu máximo de sempre num terceiro trimestre com 36.900 unidades (+11%), sendo principalmente impulsionadas por fortes vendas na China com 17.000 unidades (+33%).

Em termos gerais, a procura global por veículos da marca Mercedes-Benz continua elevada, mesmo com a confiança dos consumidores a ser afetada pelas incertezas em relação ao fornecimento de energia na Europa e pela continuação das dificuldades devido à COVID na Ásia. A Mercedes-Benz está a implementar várias medidas para tornar a sua cadeia de fornecimento e o seu sistema de produção mais resilientes, incluindo medidas para reduzir o consumo de gás com um potencial de até 50% na Alemanha, sem afetar a produção. A Mercedes-Benz trabalha juntamente com os seus parceiros de toda a cadeia de valor para se preparar para vários cenários nos próximos meses.

Vendas de veículos ligeiros de passageiros Mercedes-Benz por região e mercado

As vendas na Ásia cresceram 28% no terceiro trimestre face ao período homólogo do ano anterior. As entregas na China aumentaram 37% no terceiro trimestre comparativamente ao período homólogo do ano anterior e 26% face ao segundo trimestre deste ano. As entregas de modelos de luxo topo de gama na China atingiram 20.100 unidades, um crescimento de 27% comparativamente ao trimestre anterior e um decréscimo de 6% face ao período homólogo do ano anterior. O EQE foi lançado na China em agosto.

Na Europa, as vendas atingiram 152.700 unidades (+18%) no terceiro trimestre, com uma quota de modelos xEV de cerca de 34%. Entre janeiro e setembro, um em cada dez veículos vendidos na Europa era um veículo elétrico a bateria. As vendas do EQA, que é o modelo elétrico a bateria mais vendido, atingiram as 14.900 unidades (+29%). As vendas de veículos de luxo topo de gama na Europa subiram para as 16.400 unidades (+29%) no terceiro trimestre, tendo sido impulsionadas pelas vendas de modelos AMG com 9.800 unidades (+29%).

As entregas na América do Norte cresceram para as 83.200 unidades (+26%), com o forte contributo das vendas no mercado dos Estados Unidos (+31%). As entregas de veículos de luxo topo de gama nos Estados Unidos no terceiro trimestre foram impulsionadas pela AMG com 9.000 unidades (+26%) e pelo Classe G com 2.200 unidades (+30%). A produção do novo EQS SUV foi iniciada na fábrica da Mercedes-Benz em Tuscaloosa. Com o lançamento de mercado dos novos EQS SUV e EQB no terceiro trimestre, seguidos pelo EQE no quarto trimestre, o crescimento da quota de veículos elétricos está a acelerar no mercado dos Estados Unidos.

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