_dmzv08ulae.png)
_m4qw7w27qb.png)
_vlmik1yraw.png)

smart #2 inicia testes na inovadora plataforma elétrica
02/01/2026
A reinvenção do icónico citadino da smart está a acelerar, à medida que o totalmente elétrico #2 avança para a fase de testes reais com a sua nova Electric Compact Architecture (ECA). Para validar esta arquitetura e plataforma tecnológica, os engenheiros da smart estão a realizar testes utilizando carroçarias do atual smart fortwo – confirmando assim que o #2 manterá as dimensões aproximadas ultra-compactas do original.
Para além do seu distintivo tamanho ultra-compacto, o #2 manterá a configuração de duas portas e dois lugares do fortwo, a dinâmica de tração traseira e a postura característica com as rodas posicionadas nos extremos da carroçaria. Este ADN, no entanto, é apenas o ponto de partida para a completa reinvenção do citadino de dois lugares da smart. Com um interior e exterior totalmente redesenhados pela equipa de design da Mercedes-Benz, o smart #2 será lançado com uma identidade totalmente renovada. A nova plataforma ECA servirá de base para uma nova geração de sistemas de propulsão elétrica, tecnologia de segurança avançada e uma experiência de condução urbana sem paralelo.
Os testes mais recentes da arquitetura ECA foram possíveis graças a uma solução de engenharia criativa: integrar a nova plataforma em carroçarias existentes do smart fortwo, criando assim uma frota de veículos de teste altamente representativos. Com estes protótipos, a equipa de R&D da smart está a conduzir trabalhos de validação em múltiplas instalações especializadas. Num centro de testes na China, os engenheiros estão focados nas dinâmicas de condução essenciais: aperfeiçoar o comportamento e a agilidade em ambiente urbano, verificar a resistência estrutural e otimizar o desempenho do sistema de travagem. Em simultâneo, outros locais de teste estão a validar segurança em colisão, durabilidade da suspensão, desempenho da bateria, sistemas de software e sistemas de climatização em diversas condições - etapas fundamentais para preparar o veículo para a próxima fase de testes e, posteriormente, para a produção em série.
O smart #2, totalmente elétrico, mantém-se dentro do cronograma para a sua estreia mundial no final de 2026, onde estabelecerá novos referenciais no segmento dos citadinos, um segmento que a smart definiu há quase três décadas.