Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

Sindelfingen celebra o fabrico do vigésimo segundo milionésimo automóvel Mercedes-Benz

10/02/2023

O vigésimo segundo milionésimo automóvel Mercedes-Benz, um EQS 580 4MATIC em vermelho jacinto metalizado MANUFAKTUR [WLTP: consumo de energia elétrica em ciclo combinado: 21.3 – 17.7 kWh/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 0 g/km] [1] foi lançado da linha de produção da Factory 56 em Sindelfingen, Alemanha. Este emblemático automóvel elétrico marca o capítulo mais recente na produção de automóveis de luxo na fábrica da Mercedes-Benz, que abriu em 1915 e emergiu como um centro de excelência para a produção de automóveis de luxo desde o início dos registos em 1946. A marca do vigésimo segundo milionésimo automóvel é o culminar de uma fase de crescimento constante para Sindelfingen, após o reinício da produção de automóveis ligeiros de passageiros em 1946.

Além do EQS, todas as variantes do Mercedes-Benz Classe S, incluindo a variante híbrida, bem como o Mercedes-Maybach Classe S, são lançadas da linha de produção da Factory 56. O Classe E, GLC, CLS, Classe S Guard e os modelos Mercedes-AMG GT de 4 portas também são fabricados em Sindelfingen. Novos modelos e versões de cadeia cinemática são rapidamente integrados na linha de produção - uma prova da elevada flexibilidade e eficiência da Factory 56. Em 2022, as vendas unitárias do Classe S aumentaram para mais de 90.000 unidades, um aumento de 5 % face ao ano transato. Além disso, o EQS conseguiu conquistar novos clientes para o segmento topo de gama. Em 2022, 19.200 unidades deste modelo foram entregues a clientes, tendo as vendas sido impulsionadas pela forte procura nos EUA.

"Congratulo os meus colegas em Sindelfingen pelo impressionante aniversário da produção de 22 milhões de automóveis. Flexível, digital, eficiente e sustentável: Sindelfingen é e irá continuar a ser o nosso centro de excelência para automóveis de luxo na rede de produção mundial. Sindelfingen tem uma história impressionante e ao mesmo tempo está idealmente posicionada para o futuro: a fábrica principal de automóveis do segmento de luxo irá produzir modelos utilizando a plataforma AMG.EA de automóveis elétricos a partir de 2025."

Jörg Burzer, membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz Group AG,

Gestão da Produção e Cadeia de Fornecimento

Fábrica de Sindelfingen da Mercedes-Benz em funcionamento desde 1915

A fábrica de Sindelfingen da Mercedes-Benz está em funcionamento desde 1915 e, com uma história que remonta a mais de um século, é o centro de competências para a produção de automóveis de luxo na rede de produção mundial. A fábrica emprega aproximadamente 35.000 colaboradores e combina todas as áreas relacionadas com a produção de automóveis, bem como os departamentos de planeamento e a gestão central de aprovisionamento e de fornecedores. Sindelfingen é também a casa do Departamento de Investigação, Desenvolvimento e Design da Mercedes-Benz Group AG.

"Sindelfingen é uma das fábricas de automóveis mais antigas da nossa marca. As 'carroçarias de Sindelfingen' dos anos 20 do século XX também são lendárias. Representam uma era dourada dos automóveis topo de gama da Mercedes-Benz com carroçarias para os mais elevados requisitos de uma única fonte. Estes destaques são uma parte importante do nosso património."

Marcus Breitschwerdt, diretor do Departamento de Património da Mercedes-Benz

Sustentabilidade na produção

A Mercedes-Benz tem produzido de forma neutra em emissões de CO2 nas suas próprias fábricas em todo o mundo desde 2022. A eletricidade tem origem exclusivamente a partir de fontes renováveis. Adicionalmente, a empresa pretende aumentar a produção de energia renovável em todas as suas instalações de produção. A Factory 56 em Sindelfingen está empenhada numa produção mais sustentável e economizadora de recursos: no telhado está instalado um sistema fotovoltaico que fornece eletricidade verde. Mais de 12,000 módulos produzem cerca de 5,000 kWp de energia. Isto permite cobrir cerca de 30 por cento das necessidades anuais de eletricidade da Factory 56. Até ao final de 2024 serão realizados investimentos na expansão adicional do sistema fotovoltaico em toda a fábrica. A fábrica de Sindelfingen também pretende reduzir continuamente o consumo de água e o desperdício.

Marcos importantes na histórica fábrica de Sindelfingen

A história da produção automóvel na fábrica de Sindelfingen da Daimler-Motor-Gesellschaft (DMG) começa em 1919. Foi originalmente fundada em 1915 como uma fábrica de aeronaves. O primeiro modelo produzido na fábrica foi o Mercedes-Knight 16/45 CV. Nos anos 20 e 30 do século XX, Sindelfingen era sinónimo de carroçarias exclusivas para os modelos desportivos de luxo da Mercedes-Benz - as "carroçarias Sindelfingen". Na mesma época, a linha de fabrico de carroçarias foi convertida numa linha de produção moderna de larga escala que foi implementada na fábrica nos anos 30 do século XX. O rápido crescimento de Sindelfingen começou então nos anos 50 do século XX. Em comparação, só em 1966 nesta fábrica, foi produzido o dobro dos automóveis comparativamente ao período entre 1946 e 1952. Além da produção, outras áreas desempenham uma função importante em Sindelfingen. Estas incluem o desenvolvimento de equipamentos de segurança, entre outros, com o início dos testes sistemáticos de colisão em 1959. O design e o desenvolvimento da aerodinâmica também estão sedeados aqui.

Os automóveis clássicos da Mercedes-Benz: Mercedes 15/70/100 CV Open Touring Car (1924)

O Mercedes 15/70/100 CV de luxo com motor de seis cilindros e compressor mecânico foi apresentado pela Daimler-Motoren-Gesellschaft no Salão Automóvel Alemão em Berlim a 24 de dezembro de 1924. Foi fabricado sob a direção de Ferdinand Porsche, que dirigiu o departamento de design da empresa entre 1923 e 1928. em conjunto com o Mercedes 24/100/140 CV, que foi desenvolvido em paralelo, o Mercedes 15/70/100 CV herdou uma nova era no fabrico de automóveis de luxo topo de gama.

Dados técnicos do Mercedes 15/70/100 CV:

Período de produção: 1924-1929

Motor: 6 cilindros em linha

Cilindrada: 3,920 centímetros cúbicos

Potência: 51 kW (70 CV) às 2,800 rpm, com compressor 74 kW (100 CV) às 3,100 rpm

Velocidade máxima: 112 km/h (com relação de transmissão ao eixo traseiro de 1:4.88)

Marcos importantes da fábrica de Sindelfingen da Mercedes-Benz

  • 1915:    A Daimler Motoren Gesellschaft (DMG) adquire 51 hectares de terreno em Sindelfingen para construir uma fábrica de aeronaves e uma fábrica de carroçarias de automóveis.
  • 1916:    Início da construção do primeiro hangar de montagem de aeronaves. O edifício ainda existe atualmente.
  • 1917:    Entrega da primeira aeronave com motores Daimler da fábrica de Sindelfingen.
  • 1918:    A fábrica, anteriormente sob a gestão de Untertürkheim, torna-se independente | O departamento de carroçarias de Untertürkheim inicia a transferência para Sindelfingen.
  • 1919:    Início da produção de carroçarias de automóveis. O primeiro automóvel é o Mercedes-Knight 16/45 CV | Sindelfingen produz mobília como produtos de emergência.
  • 1924:    Após uma viagem de estudo aos EUA, Wilhelm Friedle, que mais tarde se tornou diretor de operações, envolveu-se na modernização da oficina de carroçarias baseada no modelo da Ford Motor Company.
  • 1928:    Conversão da oficina de prensas da produção manual de peças singulares para a produção em série com prensas de estampagem profunda.
  • 1930s:  Implementação e reestruturação da linha de montagem.
  • 1946:    O 170 V (W 136) foi fabricado nas variantes de caixa aberta, furgão e ambulância, desde 1947, e também como limousine de quatro portas. Isto assinala o início da produção de automóveis ligeiros de passageiros após a segunda guerra mundial.
  • 1952:    O centésimo milésimo automóvel ligeiro de passageiros de Sindelfingen desde 1946 foi um Mercedes-Benz 170 S (W 136).
  • 1953:    Estreia do Mercedes-Benz 180 (W 120) "Ponton" em Sindelfingen. Primeiro automóvel ligeiro de passageiros da Mercedes-Benz com carroçaria autossustentável.
  • 1954:    Início da produção do 300 SL (W 198), desde 1955 também o 190 SL (W 121).
  • 1959:    Início dos primeiros testes sistemáticos de colisão em Sindelfingen.
  • 1962:    O milionésimo automóvel ligeiro de passageiros da produção pós-guerra é lançado da linha de produção da fábrica de Sindelfingen: um Mercedes-Benz 220 SE "tail fin" (W 111).
  • 1966:    Sindelfingen produz pela primeira vez mais de 200.000 automóveis ligeiros de passageiro num só ano.
  • 1969:    Em maio, pela primeira vez a fábrica produz mais de 1.000 automóveis por dia.
  • 1971:    2ª Conferência Internacional de Melhoria da Segurança dos Automóveis em Sindelfingen, onde a Mercedes-Benz apresenta o ESF 05, um automóvel experimental de estudo de segurança.
  • 1972:    A primeira linha de transferência totalmente robotizada da Europa entra em funcionamento na oficina de carroçarias | Início da produção da série de luxo 116, designada de "Classe S" pela primeira vez.
  • 1976:    Aumento da capacidade de produção para 430,000 automóveis por ano até 1986.
  • 1979:    A automação parcial das linhas de produção é implementada com o início da produção da série 126 do Classe S.
  • 1981:    Abertura do novo centro do cliente para o levantamento pessoal de novos automóveis.
  • 1994:    Cerimónia inovadora para um novo centro de desenvolvimento e preparação | Início a nível nacional da adoção de pinturas de carroçaria aquosas.
  • 1995:    Abertura do primeiro centro mundial de consultoria de pinturas designo.
  • 1998:    Inauguração do Centro de Tecnologia Mercedes-Benz.
  • 2000:    Inauguração do centro de realidade virtual mais moderno da indústria automóvel.
  • 2002:    Abertura do Centro de Excelência para as marcas de luxo Maybach e SLR McLaren | É iniciado o transporte de automóveis por comboios de carruagens fechadas.
  • 2006:    Nova fábrica para a construção de protótipos e novas gerações de automóveis.
  • 2009 :   Entrada no processamento de plásticos para peças de carroçaria com a tampa da bagageira do Classe CL da série C 216, fabricada em plástico reforçado de fibra de vidro.
  • 2014:    O método de produção de estampagem assistida por calor é utilizado pela primeira vez no arranque da produção do novo Classe S Coupé | Início da produção do Mercedes-AMG GT (série 197).
  • 2015:    Celebração do centenário. A fábrica emprega cerca de 37.000 colaboradores | O vigésimo milionésimo automóvel é fabricado em Sindelfingen, um S 500 e Plug-in Hybrid da série 222.
  • 2016:    Abertura do Centro de Tecnologia para a Segurança de Automóveis.
  • 2018:    Início da construção da Factory 56 para as máximas flexibilidade e eficiência possíveis.
  • 2020:    Inauguração da Factory 56 e início da produção do novo Mercedes-Benz Classe S (série 223).
  • 2021:    Início da produção do EQS (série 297): o primeiro modelo elétrico de luxo na variante limousine a ser lançado da Factory 56.
  • 2022:    Início da produção da última geração do GLC (série 254) e abertura do Centro de Software para Automóveis Elétricos

 [1] O consumo de energia elétrica foi determinado com base no Regulamento (UE) Nº 692/2008.

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