Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

Próxima Meta da Iniciativa Ambition 2039

15/12/2020

No âmbito da iniciativa Ambition 2039, a Mercedes-Benz está a avançar no processo de transformação o sentido da neutralidade carbónica com um pacote de medidas implementadas em toda a sua cadeia de valor. A rede de fornecimento é um elemento-chave para atingir as metas da Mercedes-Benz em matéria de clima, devido aos maiores requisitos de energia na produção de veículos totalmente elétricos.

Com a iniciativa Ambition 2039, a Mercedes-Benz pretende fornecer um portfolio de novos modelos neutros em carbono dentro de um prazo inferior a 20 anos. A transformação para a mobilidade elétrica em particular, aumenta os requisitos energéticos na cadeia de fornecimento. Comparativamente aos modelos com motor de combustão interna, a produção de um veículo totalmente elétrico implica a emissão de uma maior quantidade de CO2, principalmente devido às baterias de iões de lítio. Apesar dos maiores requisitos energéticos na produção, os atuais modelos híbridos plug-in e elétricos da Mercedes-Benz já oferecem uma clara vantagem em termos de emissões de CO2 comparativamente aos modelos equipados com cadeias cinemáticas convencionais, realidade esta que só emerge quando é considerado todo o ciclo de vida dos veículos. É aqui que a Mercedes-Benz atua e trabalha com a rede global de aprovisionamento para reduzir as emissões de CO2 na fase de produção.

Critérios-chave para a seleção de fornecedores

A neutralidade climática é incorporada nos termos contratuais, enquanto a Carta de Intenção de Alcance de Objetivos é um critério-chave para a atribuição dos contratos. O mais tardar a partir de 2039, só poderão entrar pelos portões das fábricas da Mercedes-Benz os materiais de produção que sejam neutros em carbono em todas as fases de criação de valor. Um fornecedor que recuse assinar a Carta de Intenção de Alcance de Objetivos não será considerado para o estabelecimento de novos contratos de fornecimento.

Atenção concentrada em componentes e materiais que implicam maiores emissões de CO2

Até 2039, a Mercedes-Benz irá adicionalmente concentrar a sua atenção nos materiais e nos componentes que impliquem particularmente maiores emissões de CO2 durante o fabrico e o processamento. Estes componentes incluem as células de baterias, componentes fabricados em aço e alumínio. Estes componentes representam cerca de 80% das emissões de CO2 na cadeia de fornecimento de um veículo totalmente elétrico. A Mercedes-Benz já acordou claros objetivos com dois parceiros estratégicos relativamente às células de baterias: a CATL (Contemporary Amperex Technology Co., Limited) e a Farasis Energy comprometeram-se a fornecer células de baterias que sejam produzidas com recurso a eletricidade produzida através de fontes renováveis como a hidroelétrica, eólica e a solar. Isto permite reduzir a pegada ambiental de CO2 de uma bateria completa em mais de 30%. A restante cadeia de aprovisionamento será incluída numa próxima fase.

Uma abordagem abrangente face ao impacto ambiental também inclui a utilização sustentável de recursos naturais. O objetivo da empresa consiste em reduzir consistentemente a utilização de matérias-primas em cadeias cinemáticas elétricas até 2030 e aumentar gradualmente a percentagem de materiais derivados e renováveis nos veículos. A Mercedes-Benz está a trabalhar com os seus parceiros para aumentar gradualmente a percentagem de materiais derivados nos componentes que requerem maior atenção em matéria de emissões de carbono.

Fábricas como modelos

As fábricas da Mercedes-Benz AG, incluindo a rede global de produção de baterias, irão produzir em todo o mundo com neutralidade carbónica já a partir de 2022, o que as vai tornar modelos exemplares na rede de aprovisionamento. Em conformidade com o procedimento nas próprias fábricas da Mercedes-Benz, é exigido aos fornecedores que evitem e reduzam as emissões como um princípio fundamental. Só então poderão ser consideradas compensações através de projetos de valor acrescentado. Os domínios de atuação para a produção neutra em matéria de clima são diversos e abrangem desde a redução do consumo até à aquisição de energia elétrica produzida através de fontes de energia renováveis.

Ambition 2039: neutralidade em matéria de clima ao longo de toda a cadeia de criação de valor

Com a sua nova estratégia, a Mercedes-Benz apresentou a sua promessa de produzir os veículos mais desejáveis do mundo. A sustentabilidade estende-se como um princípio orientador por todas as áreas estratégicas. O objetivo consiste em fornecer um portfolio de modelos totalmente interligados e neutros em CO2. A Ambition 2039 fornece o rumo para alcançar este objetivo ao longo de toda a cadeia de criação de valor. A empresa pretende que os seus modelos híbridos plug-in ou totalmente elétricos representem mais de 50% das suas vendas unitárias até 2030. As principais metas incluem a produção mundial neutra em carbono em todas as fábricas da Mercedes-Benz AG a partir de 2022, o envolvimento para moldar a infraestrutura de carregamento e o acordo com fornecedores sobre medidas específicas relativamente às emissões de CO2.

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