Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa

O novo Classe E: conceito de espaço e design do interior

24/02/2023

Envolvente, interativa e inteligente: integração de smartphone no novo Classe E

Os clientes podem apreciar uma experiência de entretenimento particularmente envolvente no novo Classe E. Música, jogos e streaming podem ser experimentados no automóvel com praticamente todos os sentidos. Graças às inovações digitais no interior, o Classe E é agora mais inteligente, proporcionando uma nova experiência em termos de personalização e interação. Ao mesmo tempo, o funcionamento do sistema de telemática é mais baseado em software e menos em hardware. Isto forma a base para uma maior personalização das atualizações dos sistemas no futuro.

As funções de computação de domínios anteriormente separados são processadas num único processador. Desta forma, os displays e o sistema de informação e de entretenimento MBUX partilham um novo computador de bordo central extremamente potente. Esta forma de comunicação em rede permite melhorar o desempenho, pois os dados podem ser transmitidos substancialmente mais rapidamente.

O pack MBUX Entretenimento Plus estará disponível para o novo Classe E. Inclui hardware, os serviços Mercedes me connect[1] e o pacote de dados de um operador de comunicações móveis. Em função do mercado, é utilizado um módulo de comunicações com 5G como tecnologia de transmissão[2]. A norma de comunicações móveis 5G permite transferir dados a velocidades muito superiores comparativamente à norma LTE/UMTS[3].

O lançamento do Classe E terá início com a versão Limousine. Os primeiros modelos da série 214 chegarão aos concessionários europeus no verão de 2023.

A música torna-se visível: visualização de som

Com a nova Iluminação Ambiente Ativa com Visualização de Som, os ocupantes do novo Classe E podem experimentar música com três sentidos: a música em geral e o som de aplicações podem ser ouvidos (com tecnologia Dolby Atmos® se pretendido), sentidos (através de transdutores de ressonância do opcional sistema de som surround Burmester® 4D) e agora também "visualizados". A visualização ocorre na faixa de luz da Iluminação Ambiente Ativa (opcional). Por exemplo, músicas com batida rápida podem causar rápidas variações de luz, enquanto os ritmos normais podem criar combinações suaves de ambientes de iluminação.

A experiência de entretenimento para o passageiro dianteiro é sempre impressionante. No seu display opcional, o passageiro dianteiro pode assistir a conteúdo dinâmico como TV, transmissão de vídeo1 mesmo quando o condutor está ao volante e a olhar para o display. Isto porque a imagem é comutável. A função avançada de ocultação visual baseada em câmara reduz o brilho da imagem do display e desta forma reduz o perigo de distração do condutor.

O programa de entretenimento no Classe E é o mais interativo até à data. Os especialistas de software na Mercedes-Benz desenvolveram numa nova camada de compatibilidade que permite instalar aplicações de terceiros[4]. As seguintes aplicações estão disponíveis no display central a partir do lançamento do Classe E[5]: a plataforma de entretenimento "TikTok", o jogo "Angry Birds", a aplicação de colaboração "Webex", a aplicação de videoconferência "Zoom" e o navegador "Vivaldi". Além disso, a plataforma de entretenimento ZYNC[6] (opcional) oferece streaming de vídeo, conteúdos sob pedido, experiências interativas, programas locais de vídeo, desporto, notícias, jogos e muito mais no display central e no display do passageiro, através de um interface de utilizador.

Outra funcionalidade nova é a presença de uma câmara de selfie e de vídeo (parte integrante do opcional MBUX Superscreen) no topo do tablier[7]. Quando o automóvel se encontra parado, o condutor[8] pode participar em videoconferências online através de, por exemplo, a Webex, e tirar fotografias e vídeos.

Com o MBUX, o conforto de utilização também é superior. Com a função "Just Talk", o controlo inteligente por voz pode agora ser ativado sem a palavra-chave "Olá Mercedes". Quando a função é ativada, um símbolo de microfone vermelho é apresentado no display. Isto indica que o automóvel está preparado e aguarda pelos comandos de voz.

Conforto acrescido no dia a dia: as rotinas

A Mercedes-Benz está a desenvolver a utilização de inteligência artificial por forma a que o automóvel aprenda quais os sistemas de conforto que os ocupantes utilizam frequentemente. Dadas as mesmas circunstâncias, o objetivo é automatizar tais funções[9] com recurso a inteligência artificial. O resultado é a automação personalizada. A Mercedes-Benz utiliza o termo “rotina” nesta inovação, cujo desenvolvimento já se encontra num estado bastante avançado.

No lançamento do novo Classe E, os clientes poderão utilizar modelos para rotinas padrão. Os próprios clientes também terão a opção de criar rotinas. Ao fazê-lo, os ocupantes podem associar diversas funções e condições. Por exemplo, "Ligar o aquecimento do banco e regular a iluminação ambiente para a cor de laranja viva se a temperatura do ar interior for inferior a doze graus Celsius".

Para melhorar o bem-estar: ENERGIZING COMFORT e THERMOTRONIC com Controlo Digital das Saídas de Ventilação (ambos opcionais) Sons suaves, massagem revitalizante, luz estimulante - a Mercedes-Benz oferece um programa completo de bem-estar com vários programas ENERGIZING COMFORT configurados e recomendações individuais da função ENERGIZING COACH. O Classe E traz consigo a estreia de uma nova funcionalidade: o programa de prevenção de enjoo por movimento[10] do sistema ENERGIZING COMFORT ajuda a aliviar os sintomas dos passageiros afetados. A médio prazo está previsto o lançamento de uma função de resposta biológica10 para ser integrada no sistema ENERGIZING COACH. Esta função pode reduzir a sensação de stress com exercícios de respiração.

Com o controlo do ar condicionado automático THERMOTRONIC (opcional), o Controlo Digital das Saídas de Ventilação melhora a experiência de conforto. O sistema ajusta automaticamente as saídas de ventilação dianteiras para uma regulação de ventilação ideal. Isto pode ser realizado através do perfil de utilizador, por exemplo, em função da regulação do banco. Contudo, as saídas de ventilação também podem ser reguladas manualmente.

MBUX Superscreen com uma grande superfície de vidro e símbolos com novo design: o design do interior

Desportivo, alta qualidade e digital são atributos que descrevem o design do interior. O painel de instrumentos molda a experiência digital no interior. Se o Classe E estiver equipado com o display do passageiro dianteiro (opcional), uma grande superfície em vidro estende-se até ao display central. Dissociado deste está o display do painel de instrumentos de alta resoluçãono campo de visão do condutor.

Os símbolos principais no display central e no display do passageiro dianteiro (opcional) são agora mais simples e também estão codificados por cores para corresponderem aos mosaicos do smartphone. Isto permite ao condutor reconhecê-los ainda mais intuitivamente.

"O coração da Marca" durante mais de 75 anos: história

Com mais de 17 milhões de automóveis vendidos desde 1946, o Classe E e os seus antecessores são o modelo mais vendido na história da Mercedes-Benz. Muitos consideram-no o "coração da Marca". A herança do Classe E remonta aos primórdios da Marca. Mesmo nos primeiros anos do século XX, a Mercedes-Benz AG dominava este segmento: os automóveis posicionados abaixo da classe de luxo mas acima da classe de modelos compactos são uma parte integral do portfólio de modelos da Mercedes-Benz. Desde os anos 30 do século XX, os modelos tiveram designações que ainda soam familiares. Por exemplo, os modelos 200 (1933) e 230 (1936), bem como a variante diesel 260 D (W 138, 1936) – o primeiro automóvel ligeiro de passageiros do mundo equipado com motor diesel.

Marcação de Serviço

Serviço de Revisão de Ligeiros de Passageiros, smart, Vans e Pesados/Trucks.

Marcação de Test-Drive

Faça o seu teste de Ligeiros, Comerciais ou Usados.

Siga a Sodicentro

Grupo Auto-Industrial garante um esforço de atualização de conteúdos e de correção de eventuais erros detetados, mas não assume qualquer responsabilidade se, por lapso, for publicada alguma informação incorreta. Ao Grupo Auto-Industrial reserva-se ainda o direito de alterar unilateralmente, em qualquer altura e sem quaisquer restrições, as especificações dos produtos divulgados neste site. Confirme sempre todas as informações junto de um dos nossos concessionários.

© Sodicentro | Arbitragem de conflitos de consumo | Livro de reclamações | Grupo Auto-Industrial