Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

Mercedes-Benz introduz tecnologia Steer-by-Wire a partir de 2026

23/04/2025

O volante: muito mais do que um círculo entre as mãos

Durante décadas, o volante foi o elo físico entre o condutor e a estrada. Transmitia as irregularidades do piso, permitia manobras precisas e exigia domínio e sensibilidade. Mas a Mercedes-Benz está prestes a mudar esta ligação com o início de uma nova era: a da direção Steer-by-Wire.

Steer-by-Wire: direção sem ligação mecânica

A partir de 2026, a Mercedes-Benz será o primeiro fabricante automóvel alemão a lançar um modelo de produção com direção Steer-by-Wire. Esta tecnologia elimina a ligação física entre o volante e as rodas dianteiras. Em vez disso, os comandos são transmitidos eletronicamente, através de sinais por cabo – ou seja, "by wire".

Experiência de condução redefinida

Com esta inovação, os condutores vão sentir uma nova forma de conduzir:

  • Manobras e estacionamento mais fáceis, sem necessidade de reposicionar as mãos.
  • Direção adaptável a diferentes estilos de condução – do conforto à desportividade.
  • Redução de vibrações e maior filtragem das irregularidades do piso.
  • Melhor estabilidade e agilidade, graças à interação com o eixo traseiro direcional (até 10º).
  • Direção personalizada ao gosto de cada condutor

A flexibilidade do sistema permite ajustar o comportamento da direção a cada modelo e até às preferências individuais dos clientes. Isso abre portas para novas possibilidades de personalização, além de oferecer uma experiência mais confortável e imersiva – até para jogos durante as pausas da condução.

Um novo design para o interior do automóvel

Ao eliminar a necessidade de ligação mecânica, o volante pode ser redesenhado:

  • Mais plano e elegante
  • Melhor visibilidade do painel digital
  • Entrada e saída do veículo facilitadas
  • Novas posições de condução em futuros sistemas de condução autónoma
  • Segurança em primeiro lugar: redundância total

A Mercedes-Benz garante a segurança com uma arquitetura redundante:

  • Dois caminhos de sinal
  • Fontes de energia duplicadas
  • Sensores e atuadores de alta precisão

Mesmo em caso de falha, a orientação lateral permanece possível através do eixo traseiro direcional e intervenções do ESP®.

Inovação validada em testes intensivos

O sistema já percorreu mais de um milhão de quilómetros em bancos de ensaio e outro tanto em condições reais de trânsito. A tecnologia foi rigorosamente validada para cumprir os padrões exigentes da marca.

Inovações no volante ao longo da história da Mercedes-Benz

Desde o primeiro veículo motorizado, o volante tem evoluído significativamente. A Mercedes-Benz esteve frequentemente na vanguarda dessas transformações:

  • 1893: Direção de pino-rei no Benz Victoria – mais segurança em curvas.
  • 1902: Alavancas no volante para controlo do motor no Mercedes Simplex.
  • Década de 1920: Anel de buzina no volante – início da comunicação carro-para-X.
  • 1958: Direção assistida como opção no Mercedes 300 "Adenauer".
  • 1967: Coluna telescópica e volante com absorvedor de impacto.
  • 1976: Sistema de direção com tubo deformável na série W 123.
  • Anos 1990: Transição para direção assistida elétrica.
  • 1996–2009: Protótipos com joystick e sistemas alternativos.
  • 2020: Eixo traseiro direcional na nova Classe S.
  • 2022: Lançamento do DRIVE PILOT, sistema de condução automatizada nível 3.

O futuro já se conduz com as mãos no digital

Com o Steer-by-Wire, a Mercedes-Benz dá mais um passo firme rumo ao futuro da mobilidade. Mais conforto, mais personalização, mais segurança – e uma redefinição completa da forma como interagimos com o automóvel.

Marcação de Serviço

Serviço de Revisão de Ligeiros de Passageiros, smart, Vans e Pesados/Trucks.

Marcação de Test-Drive

Faça o seu teste de Ligeiros, Comerciais ou Usados.

Siga a Sodicentro

Grupo Auto-Industrial garante um esforço de atualização de conteúdos e de correção de eventuais erros detetados, mas não assume qualquer responsabilidade se, por lapso, for publicada alguma informação incorreta. Ao Grupo Auto-Industrial reserva-se ainda o direito de alterar unilateralmente, em qualquer altura e sem quaisquer restrições, as especificações dos produtos divulgados neste site. Confirme sempre todas as informações junto de um dos nossos concessionários.

© Sodicentro | Arbitragem de conflitos de consumo | Livro de reclamações | Grupo Auto-Industrial