


Mercedes-Benz introduz tecnologia Steer-by-Wire a partir de 2026
23/04/2025
O volante: muito mais do que um círculo entre as mãos
Durante décadas, o volante foi o elo físico entre o condutor e a estrada. Transmitia as irregularidades do piso, permitia manobras precisas e exigia domínio e sensibilidade. Mas a Mercedes-Benz está prestes a mudar esta ligação com o início de uma nova era: a da direção Steer-by-Wire.
Steer-by-Wire: direção sem ligação mecânica
A partir de 2026, a Mercedes-Benz será o primeiro fabricante automóvel alemão a lançar um modelo de produção com direção Steer-by-Wire. Esta tecnologia elimina a ligação física entre o volante e as rodas dianteiras. Em vez disso, os comandos são transmitidos eletronicamente, através de sinais por cabo – ou seja, "by wire".
Experiência de condução redefinida
Com esta inovação, os condutores vão sentir uma nova forma de conduzir:
- Manobras e estacionamento mais fáceis, sem necessidade de reposicionar as mãos.
- Direção adaptável a diferentes estilos de condução – do conforto à desportividade.
- Redução de vibrações e maior filtragem das irregularidades do piso.
- Melhor estabilidade e agilidade, graças à interação com o eixo traseiro direcional (até 10º).
- Direção personalizada ao gosto de cada condutor
A flexibilidade do sistema permite ajustar o comportamento da direção a cada modelo e até às preferências individuais dos clientes. Isso abre portas para novas possibilidades de personalização, além de oferecer uma experiência mais confortável e imersiva – até para jogos durante as pausas da condução.
Um novo design para o interior do automóvel
Ao eliminar a necessidade de ligação mecânica, o volante pode ser redesenhado:
- Mais plano e elegante
- Melhor visibilidade do painel digital
- Entrada e saída do veículo facilitadas
- Novas posições de condução em futuros sistemas de condução autónoma
- Segurança em primeiro lugar: redundância total
A Mercedes-Benz garante a segurança com uma arquitetura redundante:
- Dois caminhos de sinal
- Fontes de energia duplicadas
- Sensores e atuadores de alta precisão
Mesmo em caso de falha, a orientação lateral permanece possível através do eixo traseiro direcional e intervenções do ESP®.
Inovação validada em testes intensivos
O sistema já percorreu mais de um milhão de quilómetros em bancos de ensaio e outro tanto em condições reais de trânsito. A tecnologia foi rigorosamente validada para cumprir os padrões exigentes da marca.
Inovações no volante ao longo da história da Mercedes-Benz
Desde o primeiro veículo motorizado, o volante tem evoluído significativamente. A Mercedes-Benz esteve frequentemente na vanguarda dessas transformações:
- 1893: Direção de pino-rei no Benz Victoria – mais segurança em curvas.
- 1902: Alavancas no volante para controlo do motor no Mercedes Simplex.
- Década de 1920: Anel de buzina no volante – início da comunicação carro-para-X.
- 1958: Direção assistida como opção no Mercedes 300 "Adenauer".
- 1967: Coluna telescópica e volante com absorvedor de impacto.
- 1976: Sistema de direção com tubo deformável na série W 123.
- Anos 1990: Transição para direção assistida elétrica.
- 1996–2009: Protótipos com joystick e sistemas alternativos.
- 2020: Eixo traseiro direcional na nova Classe S.
- 2022: Lançamento do DRIVE PILOT, sistema de condução automatizada nível 3.
O futuro já se conduz com as mãos no digital
Com o Steer-by-Wire, a Mercedes-Benz dá mais um passo firme rumo ao futuro da mobilidade. Mais conforto, mais personalização, mais segurança – e uma redefinição completa da forma como interagimos com o automóvel.