Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

Grupo Mercedes-Benz apresenta resultados sólidos no primeiro trimestre num ambiente de mercado dinâmico

30/04/2025

O Grupo Mercedes-Benz AG (símbolo de ticker: MBG) alcançou resultados sólidos no primeiro trimestre num ambiente de mercado dinâmico. A receita atingiu €33,2 mil milhões (T1 2024: €35,9 mil milhões) impulsionada pelas vendas de automóveis de passageiros e vans. Os lucros do grupo antes de juros e impostos (EBIT) foram de €2,3 mil milhões. O fluxo de caixa livre do negócio industrial atingiu fortes €2,4 mil milhões (T1 2024: €2,2 mil milhões) devido ao desenvolvimento sazonal positivo do fundo de maneio. A liquidez líquida aumentou para confortáveis €33,3 mil milhões (final de 2024: €31,4 mil milhões), proporcionando uma base sólida para navegar em tempos de imprevisibilidade geopolítica e macroeconómica.

Resultados das divisões

Mercedes-Benz Cars vendeu 446.300 veículos num ambiente dinâmico antes da primeira introdução no mercado do novo CLA. O Classe E e o GLC continuaram a ter procura, enquanto um forte desempenho de vendas da Mercedes-AMG e do Classe G levou a uma quota de veículos topo de gama de 15%. O fluxo de caixa antes de juros e impostos (CFBIT) aumentou 21% para €2,8 mil milhões, 1,6 vezes superior ao EBIT ajustado de €1,8 mil milhões. Este desenvolvimento foi impulsionado principalmente pelo efeito favorável do fundo de maneio líquido. O retorno ajustado sobre vendas (RoS) foi de 7,3%, em linha com a orientação.

Mercedes-Benz Vans alcançou um EBIT ajustado de €475 milhões num mercado competitivo no primeiro trimestre, levando a uma margem operacional ajustada saudável (RoS) de 11,6%. A diversidade de produtos, apoiada por uma substância de produto ainda mais melhorada, manteve-se num nível saudável e compensou parcialmente as vendas unitárias mais baixas. O resultado é apoiado por um desenvolvimento positivo dos custos. O fluxo de caixa antes de juros e impostos (CFBIT) atingiu €588 milhões, correspondendo a uma alta taxa de conversão de caixa ajustada de 1,3. As vendas de BEV aumentaram 59% graças ao eSprinter.

Mercedes-Benz Mobility reportou um volume total de contratos de €133,7 mil milhões (final do T4 2024: €138,1 mil milhões). Os novos negócios atingiram €13,6 mil milhões (T1 2024: €14,8 mil milhões), influenciados pelo setor dinâmico de serviços financeiros, particularmente na China. No entanto, a divisão registou um volume médio de financiamento e leasing por contrato mais elevado. O EBIT ajustado foi de €287 milhões, mantendo-se ao mesmo nível do ano anterior (T1 2024: €279 milhões), os investimentos adicionais em atividades de carregamento foram compensados por uma disciplina de custos rigorosa e medidas de eficiência contínuas. Como resultado, o retorno ajustado sobre o capital próprio (RoE) atingiu 8,6% (T1 2024: 8,5%).

Perspetiva

A orientação do Grupo e das divisões permaneceria inalterada antes de considerar qualquer impacto adicional das tarifas. No entanto, assumindo que todas as tarifas atualmente implementadas e anunciadas se tornem efetivas e permaneçam em vigor até ao final do ano, são esperados impactos materiais. A atual volatilidade em relação às políticas tarifárias, medidas de mitigação e os potenciais efeitos diretos e indiretos, em particular no comportamento e na procura dos clientes, é demasiado alta para avaliar de forma confiável o desenvolvimento dos negócios para o restante do ano. Portanto, os números de relatórios não podem ser estimados com o nível necessário de certeza.

Assumindo que as políticas comerciais atuais persistam, o EBIT e o fluxo de caixa livre do negócio industrial, bem como os retornos ajustados sobre vendas da Mercedes-Benz Cars e Mercedes-Benz Vans, serão negativamente impactados. Também não se podem excluir impactos negativos nas taxas de conversão de caixa dos segmentos automotivos.

Marcação de Serviço

Serviço de Revisão de Ligeiros de Passageiros, smart, Vans e Pesados/Trucks.

Marcação de Test-Drive

Faça o seu teste de Ligeiros, Comerciais ou Usados.

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