Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

Design Nº5 - A Criar Luxo Emblemático

16/06/2023

Design Nº5 – A Criar Luxo Emblemático: resumo dos factos importantes

#CreatingIconicLuxury: a histórica da marca Mercedes-Benz é uma fonte de inspiração para o futuro. Desde a estrela de três pontas às portas com abertura em forma de asa de gaivota e ao design com habitáculo avançado: ao longo das várias décadas de história, as equipas de design da Mercedes-Benz criaram e estabeleceram elementos emblemáticos. Estes estão inconfundivelmente associados à marca, dando forma ao mito Mercedes-Benz e estimulando desejos. A equipa de design da Mercedes-Benz irá continuar a desenvolver o estilo emblemático da marca para reforçar ainda mais este património e transportá-lo para o futuro.

#PinnacleOfExclusivity: opções excecionais de personalização, produtos únicos provenientes de colaborações, edições limitadas de colecionadores, protótipos pioneiros e veículos de estudo e de conceito são o epítome da exclusividade da Mercedes-Benz.

#IDCCarlsbad: os Centros de Design da Mercedes-Benz fornecem ímpeto importante para o desenvolvimento contínuo da filosofia de design de pureza sensual e para definir tendências com novas ideias de design. No International Design Center de Carlsbad, a equipa de design da Mercedes-Benz cria exteriores de protótipos, estudos de veículos e conceitos de mobilidade para o amanhã e o futuro. Para o efeito, deteta as tendências de estilo no local, analisa-as e implementa-as de forma criativa. O modo de vida californiano influencia o local tanto quanto a sua proximidade com a sede da Mercedes-Benz Research & Development North America. Uma forma muito especial de criatividade floresce em Carlsbad, deixando a sua marca no design da Mercedes-Benz e abrindo novas perspetivas.

#VisionOneEleven: com o Mercedes-Benz Vision One-Eleven, a marca apresenta um veículo-conceito desportivo que reinterpreta progressivamente o C 111, um símbolo da marca dos anos de 1970. Tal como o seu antecessor histórico, combina um design deslumbrante com a mais inovadora tecnologia de cadeia cinemática. O Vision One-Eleven utiliza motores de fluxo axial da YASA, que têm uma densidade de energia inigualável, muito superior à dos motores radiais comparáveis, sendo ao mesmo tempo extremamente leves.

#ExclusiveCollection: a Mercedes-Benz está a lançar a coleção “LIMITED EDITION 1 OF 111” juntamente com o Mercedes-Benz Vision One-Eleven. Esta é a primeira vez que o emblemático veículo de estudo de design foi acompanhado por uma coleção de modo de vida que consiste em cinco peças exclusivas. Além da cor atrativa do veículo-conceito desportivo, os acessórios individuais também refletem os elementos de design característicos do veículo.

#AugmentedReality: a equipa de design da Mercedes-Benz utilizou a realidade aumentada para criar uma experiência de utilizador visionária para a apresentação do Mercedes-Benz Vision One-Eleven e integrou-a num modelo de teste virtual do interior do Vision One-Eleven. O interior do veículo físico e o interface digital são unidos continuamente por forma a que virtualmente todo o veículo se torne um interface do utilizador.

#MANUFAKTUR: com o programa de personalização MANUFAKTUR, a Mercedes-Benz oferece um nível ainda superior de opções de design exclusivas com a máxima qualidade de fabrico. Desde uma seleção de cores à medida até uma ampla gama de acessórios de interior exclusivos, um Mercedes pode ser personalizado exatamente de acordo com os gostos pessoais. Com o Vision do programa MANUFAKTUR, a Mercedes-Benz permite perceber as potenciais possibilidades futuras do design híper exclusivo para o programa de personalização.

#MercedesMaybachNightSeries: com o pack Night Series, a Mercedes-Maybach apresenta o próximo capítulo na missão da marca para desenvolver adicionalmente o seu portfólio selecionado. O pack de design mais progressivo da marca de tradição eleva o design do Maybach para um novo patamar. Inesperado e requintado no seu design, o pack Night Series desafia a convenção e apela a novos grupos-alvo.

#NFT: colecionáveis digitais na forma de NFT (Non-Fungible Token) permitem à Mercedes-Benz apoiar novas dimensões estratégicas de desenvolvimento digital da marca e do negócio. Através dos NFT, a Mercedes-Benz cria ligações e experiências com novas audiências. A marca da estrela estabeleceu uma colaboração com o artista Harm van den Dorpel para criar arte digital baseada em blockchain. Uma nova app para automóvel que permite apreciar obras de arte digitais no veículo será testada pela primeira vez no novo Mercedes-Benz Classe E.

Mercedes-Benz Vision One-Eleven: interpretação progressiva de um símbolo da marca dos anos 70

  • Design e tecnologia pioneiros na tradição dos lendários veículos experimentais C 111
  • Exterior: interpretação desportiva do design arqueado com referências a alta tecnologia
  • Interior: funde o ambiente lounge com o minimalismo de um superdesportivo
  • O motor de fluxo axial YASA sinaliza o futuro das cadeias elétricas de elevado desempenho
  • Bateria com células cilíndricas de elevado desempenho, arrefecidas a líquido de arrefecimento

A Mercedes-Benz apresenta um novo estudo de veículo desportivo. O Vision One-Eleven combina um idioma de design de elevado dinamismo com tecnologia inovadora de cadeias cinemáticas totalmente elétricas. A silhueta do modelo é caracterizada pela execução hábil do design de assinatura One-Bow da Mercedes-Benz, que é um símbolo do seu estilo do século XXI‑. O desenvolvimento deste design destaca o posicionamento da marca Mercedes-Benz, que é sinónimo de LUXO EMBLEMÁTICO. Os seus destaques tecnológicos incluem o motor de fluxo axial extremamente potente e eficiente desenvolvido pela YASA, uma empresa especializada em motores elétricos. A empresa britânica é uma subsidiária detida na totalidade pela Mercedes-Benz AG desde julho de 2021.

O exterior – design One-Bow na sua forma mais atlética

A carroçaria do Mercedes-Benz Vision One-Eleven baseia-se na execução hábil do design One-Bow. Desde a secção dianteira pouco inclinada até aos guarda-lamas traseiros musculados, tudo se desenrola num arco suave que confere à silhueta do veículo de apenas 1.170 mm de altura uma imagem extremamente escultural. Esta harmoniza perfeitamente com a pintura Alubeam cor de laranja-cobre. É uma referência inconfundível à cor distintiva do C 111 sem adotá-la de forma direta. A cor do Mercedes-Benz Vision One-Eleven é consideravelmente mais poderosa do que a do C 111 e também varia com a luz. Transmite não só uma impressão de qualidade mas também uma certa extravagância.

Outras características notáveis da vista lateral incluem as portas em asa de gaivota embutidas e os vidros laterais, que são opacos do lado exterior e camuflados por um padrão pixelizado. Outra caraterística é o facto de as rodas de grande diâmetro se alojarem perfeitamente nas cavas das rodas por baixo dos volumosos guarda-lamas. Isto reforça a impressão de uma máquina de condução refinada, intransigentemente desportiva e aerodinâmica. O design das rodas incorpora elementos estruturais fortes que evocam os enrolamentos do motor elétrico - um claro indicador da cadeia cinemática totalmente elétrica de última geração que sustenta o Mercedes-Benz Vision One-Eleven. Contrastam vivamente com o design emblemático, minimalista e de superfície lisa do veículo, que se assemelha mais a uma obra de arte escultural. Este contraste é típico das características de qualidade que a marca aplica às suas ideias de design e a uma característica distintiva do Vision One-Eleven.

Outro contraste marcante surge através das saias dianteiras e traseiras, muito inclinadas, com acabamento em preto mate. Os dois elementos aerodinâmicos profundamente inclinados estão visualmente ligados por dois perfis laminares da mesma cor que percorrem os flancos sob as embaladeiras. Estes perfis apresentam perfurações retroiluminadas a azul. Os elementos aerodinâmicos funcionais servem igualmente de referência ao design do C 111, que é pintado de preto na secção inferior da carroçaria. A "linha de quilha" escura do Mercedes-Benz Vision One-Eleven criar uma impressão de transição perfeita entre o veículo e o solo por baixo dele que é ainda mais marcante que a do C 111. A forma do veículo automóvel parece fundir-se com a superfície da estrada.

O design da secção dianteira - visual emblemático de alta tecnologia com referência histórica

Também do ponto de vista frontal, o Mercedes-Benz Vision One-Eleven evoca claramente o C 111. No entanto, nos pormenores, existem diferenças notáveis: um exemplo que se destaca é a secção dianteira distintiva, que em ambos os veículos consiste num elemento retangular baixo com extremidades arredondadas à esquerda e à direita. No C 111, trata-se de um elemento de plástico fechado com uma estrutura alveolar, equipado com faróis de nevoeiro redondos. A peça correspondente no Vision One-Eleven parece muito semelhante à primeira vista. No entanto, após uma observação mais atenta, revela-se como uma característica de alta tecnologia. O painel é um ecrã externo flexível com um visual pixelizado em 3D. Interpreta as luzes redondas características do C 111 de forma digitalizada e pode também transmitir mensagens aos outros utentes da estrada.

Em contraste com o C 111, o Mercedes-Benz Vision One-Eleven apresenta um para-choques dianteiro em forma de U e fortemente perfilado. Acima da faixa de luz esguia, tanto o antepassado como o descendente apresentam mais semelhanças, nomeadamente as entradas de ar pretas no capot.

O design da traseira - características aerodinâmicas e elementos digitais

A traseira do Mercedes-Benz Vision One-Eleven é igualmente dominada por um difusor com um perfil marcante. Por cima deste, encontra-se um ecrã que evoca a secção dianteira do seu homólogo e apresenta a mesma estrutura pixelizada nos farolins traseiros vermelhos. À semelhança dos perfis laminares ao longo das laterais, os efeitos de iluminação azuis também são visíveis na traseira. A face interior das jantes integra elementos de iluminação circulares.

O design interior - o primeiro automóvel desportivo com um conceito lounge

No interior, o Mercedes-Benz Vision One-Eleven apresenta o primeiro interior de um automóvel desportivo com um conceito lounge. Reflete a mudança de paradigma do automóvel desportivo autónomo para o veículo elétrico autónomo no segmento dos superdesportivos e une duas formas de estar completamente diferentes. No modo de corrida, com o encosto do banco na vertical e o ecrã tátil compacto orientado para o condutor, o interior torna-se o de uma máquina de condução minimalista. Por outro lado, no modo lounge, os bancos estão totalmente integrados na escultura interior, que une as embaladeiras, o túnel central e a bagageira numa única unidade.

Isto cria um conceito espacial totalmente novo e excecionalmente arejado. Em contraste com os anteriores automóveis desportivos de motor central, tira partido das proporções compactas dos motores elétricos para estender o interior para trás. Consequentemente, o interior em forma de lounge convida os ocupantes a relaxar - uma abordagem completamente nova para o automóvel desportivo do futuro.

Ambiente futurista e luxuoso com cores contrastantes

O design interior do Vision One-Eleven reflete o luxo do futuro com base num conceito de cores progressivo e em combinações de materiais extraordinárias. As cores e os materiais extremamente contrastantes chamam a atenção à primeira vista: as grandes superfícies, como o painel de instrumentos, são revestidas em tecido branco com uma estrutura alveolar de aspeto tecnológico. O material é fabricado a partir de poliéster 100 % reciclado. Outros elementos, como os apoios de braços nas portas e na consola central, bem como a chapeleira traseira por baixo do extenso para-brisas traseiro, são revestidos a pele cor de laranja brilhante. Isto cria uma transição suave do interior para a bagageira. O couro processado de forma sustentável foi curtido com cascas de grãos de café. O alumínio polido nos raios do volante e incrustado como tiras nos apoios de braços realça o visual e a sensação de tecnologia. O mesmo se aplica aos pedais do travão e do acelerador, ambos fabricados em alumínio polido e instalados no piso.

De resto, o equipamento interior do Mercedes-Benz Vision One-Eleven foi reduzido ao mínimo. Tal como no exterior, também aqui a tarefa foi reduzir ao mínimo o número de equipamentos adicionais. Os bancos são um bom exemplo, uma vez que não seguem o formato clássico. Em vez disso, as almofadas dos bancos estão integradas de forma embutida no piso. Isto cria a impressão inicial de um banco integral num monolugar de Fórmula 1. O cinto de segurança de quatro pontos, cor de laranja e o seu fecho polido de alto brilho reforçam ainda mais o carácter desportivo.

No entanto, os bancos inovadores combinam este carácter desportivo com um conforto luxuoso porque, ao contrário dos monolugares de Fórmula 1, o ângulo do encosto do banco pode ser ajustado. O brilho prateado dos seus estofos acolchoados com padrão diamante é outro atrativo que sublinha o ambiente interior de primeira classe. Entre os bancos encontra-se uma consola central compacta, que se destaca no espaço como uma obra de arte.

O único elemento de grande complexidade no interior é o volante revestido a pele, equipado com vários comandos funcionais e elementos táteis de última geração. Este é complementado por um ecrã tátil compacto com visor de alta resolução instalado ao lado do volante e orientado para o condutor. Mostra toda a informação importante do veículo conforme necessário.

União entre analógico e digital – Interface do utilizar com visual pixelado retrofuturista

O contraste com o interior moderno é proporcionado pelo esguio ecrã de píxeis que se estende por toda a largura do painel de instrumentos, adotando a forma das faixas de luzes dianteiras e traseiras. Também aqui, a estrutura de píxeis é intencionalmente grosseira, o que confere às informações apresentadas - como a velocidade atual - um aspeto surpreendentemente arrojado. Além disso, o ecrã de píxeis 3D mostra peças de arte digital como um fluxo de códigos QR rasterizados de forma grosseira, ao estilo dos "primeiros tickers digitais" de notícias. Isto é feito com a ajuda de píxeis de vidro que mostram um gradiente de cor variável consoante o ângulo de visualização. A imagem real correspondente aparece então nítida no ecrã de alta resolução junto ao volante.

Esta combinação de representações muito diferentes da mesma imagem incorpora uma nova interpretação do MBUX Hyperscreen com um foco em interfaces flexíveis. O aspeto retrofuturista, 8 bit, cria assim uma característica de qualidade adicional. O desenvolvimento no Mercedes-Benz Vision One-Eleven reforça a crescente união entre o físico e o digital.

Criando um interface de utilizador espacial experimental - a realidade aumentada coloca a experiência do utilizador num novo patamar

Para a estreia do Vision One-Eleven, os designers da Mercedes-Benz criaram uma experiência de utilizador visionária com a ajuda da realidade aumentada, colocando-a dentro de um protótipo virtual do interior do Vision One‑Eleven. Assim que o condutor coloca os auscultadores de realidade aumentada Magic Leap 2, a sua experiência é enriquecida com conteúdos digitais de alta definição que são contextualmente integrados no ambiente que o rodeia. Cria uma mistura espacial perfeita entre o interior físico e o interface digital do utilizador para além do ecrã. Com efeito, todo o veículo torna-se o interface do utilizador.

A Mercedes-Benz tem vindo a explorar os benefícios da realidade aumentada desde o lançamento do veículo-conceito F015 em 2015. O interface do utilizador de realidade aumentada deste novo veículo apresenta uma visão do futuro que funciona a dois níveis: a informação apresentada no painel de instrumentos e a informação colocada no ambiente dentro e fora do veículo. Isto marca o próximo passo do interface do utilizador baseado no ecrã com a tecnologia intuitiva de camada zero da Mercedes-Benz para um interface do utilizador de realidade aumentada que organiza elementos de camada zero em torno do utilizador no espaço. Os elementos incluem módulos, símbolos 3D e o mapa de navegação. O interface de controlo em torno do painel de instrumentos e do volante é também aumentado com informação contextualizada adicional ligada a objetos reais, como botões ou interruptores.

A vista de realidade aumentada de 180 graus incorpora o mundo exterior do protótipo virtual – unindo o veículo facilmente com o ambiente onde está inserido e colocando o condutor no centro. Os elementos do mapa são projetados no ambiente, que é enriquecido com mais informações, como locais de interesse ou perigos ocultos, como obras na estrada depois de uma curva. Com esta vista de raio X, o sistema melhora a perceção da situação, eliminando os pormenores sem importância para criar uma imagem organizada dos dados relevantes. Os elementos que obstruem a linha de visão do condutor - como o pilar A, as portas ou mesmo o capot - aparecem então "transparentes". Os designers e especialistas da Mercedes-Benz trabalharam com os especialistas técnicos da Magic Leap para desenvolver e aperfeiçoar a experiência de realidade aumentada apresentada no Vision One-Eleven, utilizando os óculos de realidade aumentada Magic Leap 2 altamente avançados.

O interface espacial do utilizador é um farol para uma experiência de utilização da Mercedes-Benz que não é condicionada pela tecnologia. Faz parte de uma visão mais ampla que aponta para uma realidade alargada, em que a tecnologia e o hardware deixam de ser o ponto central, tornando-se, em vez disso, facilitadores totalmente integrados e sem falhas das necessidades e pretensões do utilizador.

Cadeia cinemática elétrica inovadora - motor de fluxo axial de elevado desempenho e tecnologia de bateria totalmente nova

Os destaques tecnológicos incluem um novo conceito de bateria que inclui células cilíndricas de elevado desempenho arrefecidas a líquido de arrefecimento, com uma nova química celular. Mais uma vez, o vasto conhecimento dos especialistas em desportos motorizados da Mercedes-AMG High Performance Powertrain em Brixworth encontrou o seu caminho neste promissor conceito para futuras baterias orientadas para o desempenho. Para além disso, o Vision One-Eleven possui dois motores de fluxo axial avançados e excecionalmente potentes da YASA. A Mercedes-Benz está a desenvolver esta tecnologia em conjunto com a YASA até à maturidade da produção em larga escala para os seus motores elétricos da próxima geração. A YASA é uma empresa britânica especializada em motores elétricos com sede em Oxford e é uma subsidiária detida totalmente pela Mercedes-Benz AG desde julho de 2021. A empresa assegurou assim o acesso a uma tecnologia futura única que tem o potencial de levar a mobilidade elétrica para um novo nível de desempenho.

Além da sua potência e densidade de binário, outra grande vantagem é o pack estreito, que reduz o seu peso e dimensões. O peso de um motor de fluxo axial é apenas um terço do peso dos motores elétricos atuais com a mesma potência. Ao mesmo tempo, necessita apenas de um terço do espaço ocupado por um motor de fluxo radial. Isto permite opções completamente novas para os engenheiros, bem como novas possibilidades na conceção de um veículo elétrico, como demonstrado pelo Vision One-Eleven.

A futura geração de motores de fluxo axial YASA será produzida na fábrica da Mercedes-Benz em Berlim-Marienfelde. Os motores aí fabricados estarão no centro da futura cadeia cinemática para o segmento de elevado desempenho.

Produtos de alta qualidade da Mercedes-Benz Collection: a edição "LIMITED EDITION 1 OF 111"

Juntamente com a apresentação do estudo do veículo desportivo, a Mercedes-Benz lança a coleção "LIMITED EDITION 1 OF 111". Pela primeira vez, um estudo de design emblemático é acompanhado por uma coleção exclusiva de modo de vida. Esta traduz o espírito dos anos 70 para o presente e combina o desportivismo casual com uma atenção especial aos detalhes. Para além da cor distintiva do Vision One‑Eleven, os acessórios individuais também invocam os elementos de design característicos do veículo. Os cinco artigos são limitados a 111 peças cada um, oferecendo assim aos admiradores deste fascinante estudo uma oportunidade exclusiva de levar o seu estilo para casa. Todos os produtos ostentam a inscrição "LIMITED EDITION 1 OF 111" - em relevo, impressa ou gravada. A embalagem de alta qualidade, também em cor de laranja, é gravada na parte superior com a estrela da Mercedes e a inscrição "LIMITED EDITION 1 OF 111".

A mala de fim de semana em prateado, laranja e preto é uma mala de luxo em pele de vaca de alta qualidade com um padrão de diamantes marcante. Os dois emblemas de couro em relevo à esquerda e à direita mostram o logótipo da Mercedes-Benz de um lado e a etiqueta da Limited Edition do outro. Para além disso, existe um pendente em pele preta com a inscrição "Vision One-Eleven" em relevo. Para além das duas pegas de transporte em pele, a mala de viagem tem uma alça de ombro com acolchoamento em pele. A mala de viagem (dimensões: aprox. 50 x 30 x 28,5 cm) pode transportar aprox. 40 litros.

Além das lentes Carl Zeiss Vision N2020 em cor de laranja, as características de design apelativas dos óculos de sol incluem a ponte dupla marcante, ligeiramente deslocada para cima. Os óculos de sol clássicos de aviador de 19 gramas com um toque retro são "made by ic! berlin for Mercedes-Benz". A inscrição "Limited Edition" está gravada no interior da peça lateral e o padrão estrela encontra-se no exterior. Outro destaque da armação feita de aço inoxidável extremamente polido é o conhecido sistema de união sem parafusos da “ic! berlin”.

A moderna camisola com capuz em cor de laranja e cinzento tem um capuz, bolso e cordão, com cordão de cintura plano preto, impresso a branco com a etiqueta "LIMITED EDITION 1 OF 111". As costas apresentam uma estrela 3D em relevo com um diâmetro de cerca de 20 cm e as mangas raglan têm uma inserção cinzenta com um padrão de diamantes com tons.

O boné de algodão cor de laranja com uma fivela metálica tem uma estrela bordada com tons no centro da frente e a etiqueta "Limited Edition" está impressa a branco no lado esquerdo. As alças interiores, que também são cor de laranja integram uma inscrição Mercedes-Benz.

A capa para o iPhone 14 Pro, cor de laranja no exterior e forrada a microfibra cinzenta no interior, é fabricada em silicone líquido com acabamento em borracha agradável ao toque. A inscrição "LIMITED EDITION 1 OF 111" é impressa em branco na parte da frente e em cinzento tonal no interior, e a estrela da Mercedes-Benz é impressa em laranja tonal na parte da frente e em cinzento tonal no interior.

Os artigos da coleção "LIMITED EDITION 1 OF 111" estarão disponíveis a partir de agosto de 2023 em www.1of111.com

MANUFAKTUR - a etiqueta da personalização

  • O programa de personalização MANUFAKTUR foi muito bem recebido pelos clientes
  • O atual programa MANUFAKTUR será alargado a novos modelos e níveis de personalização
  • Visão do MANUFAKTUR: a Mercedes-Benz oferece um vislumbre das possibilidades hiperexclusivas do programa de personalização

A Mercedes-Benz sempre possibilitou que os clientes acrescentassem um toque de personalização aos seus veículos. Desde as diferentes tonalidades de pintura até às inúmeras opções de vanguarda à escolha, é fácil adaptar um Mercedes a um gosto ou preferência específicos. Mas, há pouco mais de um ano e meio, a Mercedes-Benz deu um passo em frente e lançou o seu programa "MANUFAKTUR", permitindo aos clientes um nível ainda mais elevado de personalização quando encomendam os seus veículos.

Como o programa tem sido muito popular entre os clientes, será continuamente alargado. Ao longo dos próximos anos, o objetivo do programa de personalização MANUFAKTUR é tornar-se o derradeiro facilitador da autoexpressão do cliente na Mercedes-Benz, disponível em todos os modelos de luxo topo de gama. Os clientes terão acesso a características como as novas tonalidades de pele da Mercedes-Benz, juntamente com grafismos personalizados nos bancos e estampagem em pele. Terão também acesso a novos estilos de revestimentos interiores - por exemplo, peças de revestimento pintadas em cores especiais e apelativas e revestimentos personalizados. Com o MANUFAKTUR, os clientes já recebem um veículo de valor especial - construído de acordo com as suas ideias e pretensões pessoais a partir de uma vasta seleção de opções.

Tudo isto foi possível graças a uma combinação de vários fatores. Em primeiro lugar, o intercâmbio estreito com os clientes foi crucial para melhor compreender - e satisfazer - quase todas as necessidades ou pretensões no que diz respeito aos seus veículos. Foi também feito um grande investimento na formação dos colaboradores selecionados para trabalhar neste programa. Os resultados estão patentes nos níveis inigualáveis de qualidade, personalização e exclusividade.

Individualidade trabalhada à mão por especialistas altamente qualificados

O MANUFAKTUR inclui uma gama de elementos personalizados que não se encontram habitualmente nos livros de encomendas - opções como pinturas magno e detalhes de interior como estofos personalizados combinados com peças de revestimento do tablier e das portas em madeira ou em lacado, por exemplo.

Atualmente, está disponível em veículos exclusivos como o Mercedes-AMG GT de 4 portas e o SL da Mercedes-AMG, o Mercedes-Benz EQS Limousine, o Classe S - incluindo os seus homólogos Maybach e AMG - e, claro, o Classe G. Com o MANUFAKTUR, são possíveis composições impressionantes de cores, texturas, materiais e acabamentos de superfície. A aplicação perfeita destes materiais e acabamentos é assegurada por uma equipa de especialistas dedicados ao acabamento manual, especialmente formados num programa de pelo menos três anos. Este compromisso com o ofício traduz-se num nível de acabamento inigualável.

Uma vasta gama de opções diferentes

Para o exterior do MANUFAKTUR estão disponíveis inúmeras cores sólidas, bem como pinturas metalizadas e magno. Por exemplo, os clientes podem escolher entre cerca de 30 pinturas MANUFAKTUR para o Classe G e até 13 pinturas MANUFAKTUR para o Classe S. Para o Mercedes-Maybach Classe S, estão também disponíveis várias pinturas de dois tons.

O pack de interior MANUFAKTUR disponível para todos os modelos do Classe S inclui os bancos dianteiros e traseiros com revestimento em pele nappa exclusiva MANUFAKTUR, que apresentam um intrincado acolchoado em padrão diamante. Nos apoios de braços e nos painéis centrais das portas, na consola central, nos apoios de braços centrais e na secção inferior do painel de instrumentos também é utilizada pele nappa numa cor MANUFAKTUR. Este nível do MANUFAKTUR oferece aos clientes todas as vantagens da personalização.

Para além da oferta MANUFAKTUR, é possível satisfazer as necessidades específicas e individuais dos clientes através de uma individualização ainda mais personalizada. Para esta aplicação, os consultores de clientes no Centro de Excelência da Mercedes-Benz em Sindelfingen ou no Atelier Maybach em Xangai estão disponíveis para consulta.

Visão do MANUFAKTUR - o futuro do desejo através da máxima individualização

O veículo-conceito Vision of MANUFAKTUR apresenta um vislumbre tentador das possibilidades hiperexclusivas do programa de individualização da empresa. Requintadamente apresentado num Mercedes-Maybach Classe‑S, a personalização do exterior e do interior oferece uma amostra do que poderá ser. O brilho subtil do exterior dá início a um interior sumptuosamente distinto, completo com detalhes nunca antes vistos.

O verniz transparente cintilante confere maior requinte e mística ao exterior

Contendo flocos de vidro real, o verniz cintilante sobre a camada de base de pintura aumenta a imponente presença do Mercedes-Maybach Classe S com um toque subtil de poeira estelar. O brilho elegante resultante varia ligeiramente consoante a hora do dia e a intensidade da luz ambiente. O mesmo efeito aplicado às jantes de 20 polegadas, com o seu design forjado de cinco furos, completa o visual geral. A pintura expressiva contrasta com o revestimento exterior cromado brilhante, com a grelha distintiva da Mercedes-Maybach e com a insígnia Mercedes-Maybach no pilar C.

Elementos de cor e revestimentos elegantes exploram uma nova expressão de excelência de acabamento

Resplandecentes na nova cor amarelo milho, os bancos executivos do Vision of MANUFAKTUR são revestidos na mais fina pele nappa processada de forma sustentável e apresentam um novo padrão caleidoscópio. As curvas geométricas arrojadas são uma afirmação progressiva de conforto. Os bancos apresentam pespontos extremamente trabalhados que enquadram o extraordinário grafismo dos bancos e a consola central. Os bancos traseiros, totalmente ajustáveis, envolvem os seus ocupantes com o revestimento em pele nappa preta ou branca, enquanto a secção de revestimento que passa por trás dos ombros e desce entre os bancos tem o mesmo acabamento brilhante e profundo do exterior em verniz. Os estofos em pele nappa amarelo milho também estão presentes nos painéis das portas, no túnel central e nos apoios de braços. Esta utilização de cores e padrões novos e arrojados cria uma experiência visual inovadora para os veículos Mercedes‑Maybach, com o objetivo de abrir a marca a novos grupos-alvo.

Night Series: um novo visual extravagante para o Mercedes-Maybach

  • O pack Night Series traz um visual novo e escuro ao portfólio Maybach com elementos exteriores e interiores extravagantes
  • O pack progressivo Night Series está disponível para todos os modelos de produção em série do Mercedes-Maybach
  • Pintura exclusiva em dois tons na combinação preto ónix/prata Mojave para o Mercedes‑Maybach Classe S

A Mercedes-Maybach apresenta o pack Night Series - o próximo capítulo na missão da marca de desenvolver o seu portfólio e criar momentos em que a magia nasce. Integra detalhes como elementos em cromado escuro, superfícies que captam a luz como uma joia lapidada e interiores que colocam o design do Maybach num novo patamar. Através de um enredo inesperado e progressivo, o pack Night Series desafia as convenções para despertar o desejo de uma nova marca junto de novos públicos. Momentos de rebeldia ou "reflexos de heterodoxia" são apresentados nos pormenores de design interior e exterior dos modelos de produção em série Mercedes-Maybach. O pack Night Series confere estilo e substância com uma aparência marcante, refletindo o carácter progressivo dos veículos.

O pack Night Series foi concebido para três modelos Mercedes-Maybach e inclui elementos em cromado escuro, pormenores em dourado rosa e jantes com design inovador e refinado com um padrão Maybach em tom escuro brilhante, bem como a decoração interior em forma de espinha de peixe Com o seu lema “Etiquetas e retroiluminação pretas”, uma animação de arranque mística para o interface do utilizador complementa a paleta de cores do pack Night Series. Cada modelo integra também a sua própria assinatura de design exclusiva.

Mercedes-Maybach Classe S: a versão Night Series

Se o Mercedes-Maybach Classe S original representa um novo nível de conforto e valor, então a versão especial Night Series confere um novo nível de luxo e desportividade refinada. Para o Classe S, o pack Night Series inclui várias pinturas em tons de cinza, preto e branco, bem como uma pintura exclusiva de duas tonalidades na combinação de preto ónix/prata Mojave.

Os detalhes requintados incluem o rosa dourado nos faróis e elementos cromados escuros, que contribuem para a silhueta elegante e alongada do modelo, que é acentuada pelos dois tubos de escape visíveis em cromado escuro e preto.

Enquanto o já emblemático interior do Classe S coloca o luxo num novo patamar, o pack Night Series confere ainda mais exclusividade ao modelo com duas versões de interior: pele nappa na combinação de preto e preto pérola ou branco profundo/preto MANUFAKTUR. Um elegante efeito de madrepérola na opção de pela nappa em preto/preto pérola, juntamente com os cordões decorativos em cinza dourado brilhante, realça subtilmente a exclusividade de primeira classe do interior.

E não é tudo: a empresa parceira MAYBACH Icons of Luxury irá apresentar brevemente uma coleção inspirada no Night Series. Os artigos irão incluir malas, ténis e óculos.

A Mercedes-Benz colabora com o artista digital Harm van den Dorpel para oferecer arte baseada em blockchain

  • A Mercedes-Benz associa-se ao artista digital holandês Harm van den Dorpel e ao Fingerprints DAO, um coletivo de arte de renome, para criar a coleção "Maschine"
  • A coleção "Maschine" é a primeira atividade da Mercedes-Benz NXT - a nova casa dedicada da empresa para objetos digitais.
  • A colaboração gerida pelo novo estúdio criativo 0xNXT GmbH permite à Mercedes-Benz abrir novas dimensões estratégicas de desenvolvimento do negócio digital e criar relações e experiências com e para novos grupos de clientes
  • Primeiro teste de uma nova aplicação para automóvel que, no futuro, permitirá apreciar obras de arte digitais no veículo

Na Design No.5, a Mercedes-Benz está a celebrar o trabalho da sua nova casa para objetos digitais, a Mercedes-Benz NXT. Em colaboração com um dos principais artistas digitais do mundo, Harm van den Dorpel, e um grupo de colecionadores de arte designado de Fingerprints DAO, a Mercedes-Benz NXT apresenta a coleção "Maschine" - uma série exclusiva de NFTs gerados por código.

O artista digital multifacetado Harm van den Dorpel tem sido pioneiro na utilização da arte blockchain desde 2015. Para dar a este projeto um toque automóvel, ele escolheu o "movimento" como tema central. A inspiração veio do movimento hipnotizante de uma roda de automóvel, mas também do movimento que o passageiro sente quando está sentado no veículo e passa pela paisagem. Harm van den Dorpel concebeu uma rede neuronal para criar uma série de 1000 obras de arte únicas, cada uma delas diferente em termos de forma, velocidade e cor. Como o algoritmo produziu resultados gerados aleatoriamente, o efeito de roda de carroça (ou estroboscópico) está constantemente a mudar a aparência da obra de arte, atraindo o espetador à medida que os raios rodam.

Para além da coleção "Maschine", existe também uma demonstração especial ao vivo. Harm van den Dorpel e Gorden Wagener, Diretor de Design do Mercedes-Benz Group AG, juntam-se para desenhar NFTs personalizados da coleção "Maschine" em tempo real. Este será um momento simbólico, pois destaca a forma como a Mercedes‑Benz pode combinar design e tecnologia para criar experiências extraordinárias e personalizadas para os seus clientes.

A arte generativa é uma técnica em que um artista utiliza algoritmos para produzir peças de arte únicas e originais. No caso da coleção "Maschine", Harm van den Dorpel criou um programa de computador para manipular um conjunto de parâmetros - desde a cor à velocidade de movimento - e produzir um design com um certo grau de aleatoriedade. Como resultado, cada peça pode ser profundamente pessoal para o colecionador, mantendo simultaneamente uma linguagem visual comum - algo que a Mercedes-Benz se esforça constantemente por alcançar através dos seus veículos e outros produtos.

A utilização de técnicas generativas, como a codificação, significa que este tipo de trabalho artístico está em constante evolução e mudança. Isto alinha-se perfeitamente com a necessidade da Mercedes-Benz de uma experiência mais dinâmica e em constante mudança para todos os seus clientes.

Abraçar a dimensão digital - criar luxo emblemático

A história da Mercedes-Benz estende-se por mais de 130 anos. Durante esse tempo, os colecionadores passaram a apreciar todos os tipos de objetos físicos que abrangem a amplitude do portfólio da marca - desde os veículos aos modelos de escala e recordações. Através da Mercedes-Benz NXT, o objetivo consiste em trazer estes artigos colecionáveis para o domínio digital e criar objetos digitais que resistam ao teste do tempo.

Os colecionáveis digitais sob a forma de NFTs permitem à Mercedes-Benz apoiar novas dimensões estratégicas do desenvolvimento do negócio digital e criar ligações e experiências com novos grupos de clientes. Além disso, a pretensão da Mercedes-Benz de entrar no espaço NFT reforça a sua ambição de criar um luxo emblemático. Para facilitar este objetivo, estabeleceu uma parceria exclusiva com a rede global de agências criativas Omnicom, através do seu estúdio criativo digital dedicado, 0xNXT. Este estúdio criativo irá desenvolver e executar exclusivamente projetos NFT para a Mercedes-Benz sob o título "Mercedes-Benz NXT".

No futuro, os objetos digitais da Mercedes-Benz NXT serão inicialmente vendidos no sítio Web nxt.mercedes‑benz.com e, mais tarde, em mercados secundários de NFT.

Impulsionar o envolvimento digital - por que razão os NFTs são recolhidos e negociados

Um NFT é um token não fungível, que é um objeto digital único com propriedade gerida por blockchain, utilizado para representar arte digital ou coleções digitais. Esses tokens podem ser fungíveis ou não fungíveis, o que se refere à forma como são trocados. Se um token for fungível, significa que o seu valor é fixado em função do valor de outros tokens, por exemplo, notas de banco (criptomoedas como a Bitcoin e o Ether são "tokens fungíveis"). Quando um token não é fungível, significa que tem o seu próprio valor único, como uma pintura, uma escultura ou mesmo uma obra de arte digital. Este NFT é único, verificável, transacionável e programável, o que lhe permite servir como um certificado digital de verdadeira propriedade.

Fusão entre o físico e o digital

Atualmente, a arte digital só tem lugar nos ecrãs dos museus ou em casa, bem como nos smartphones e smartwatches. No entanto, a Mercedes-Benz planeia expandir este "espaço de exposição" com o novo Classe E e, ao mesmo tempo, reinterpretar a definição de um "Automóvel de Arte".

A nova aplicação permitirá que os clientes exibam obras contemporâneas da Mercedes-Benz Art Collection, de renome internacional. Além disso, será possível selecionar uma obra de cada vez e apresentá-la em modo de ecrã completo. O segundo foco é uma função que permitirá aos clientes ligar a sua carteira pessoal de criptografia à Mercedes-Benz e ter a sua própria arte NFT exibida no veículo. Desta forma, os clientes com uma subscrição válida do pack Entretenimento poderão aceder a conteúdos ainda mais personalizados no ecrã enquanto se deslocam. Uma primeira versão piloto da aplicação estará disponível no decurso do próximo ano. A aplicação de software foi desenvolvida pela própria Mercedes-Benz.

A arte digital desempenhará um papel importante na Mercedes-Benz no futuro, uma vez que apoia a abordagem estratégica da empresa de unir produtos físicos com digitais.

PROJECT MONDO G: a peça de arte única une as características do Classe G com o casaco de penas criador de tendências da Moncler

  • Como estreia, a escultura resultante da colaboração foi apresentada no desfile "The Art of Genius" da Moncler durante a Semana da Moda de Londres, em fevereiro
  • Ambas as marcas partilham uma paixão pela inovação, uma linguagem de design concisa e uma abordagem pioneira às colaborações interculturais

O PROJECT MONDO G marca a primeira parceria da Moncler com a indústria automóvel

O PROJECT MONDO G é o resultado da colaboração entre a Mercedes-Benz e a Moncler, unindo o emblemático Classe G e os elementos de design distintivos da marca de moda. A peça de arte colaborativa foi apresentada pela primeira vez no desfile "The Art of Genius" da Moncler, durante a Semana da Moda de Londres, em fevereiro, como o carro-herói da campanha global "Art of Imagination". O tema é uma mensagem inspiradora para sonhar em grande e explorar as suas próprias estreias: desbravar novos caminhos, colocar o impossível ao alcance e descobrir sem limites. A Mercedes-Benz e a Moncler partilham uma paixão pela inovação, uma linguagem de design concisa e uma abordagem pioneira às colaborações interculturais. Estes valores e atributos definem ambos os parceiros, que agora se juntaram para mostrar as oportunidades criativas e onde a fusão dos mundos das duas marcas os pode levar. A obra de arte colaborativa PROJECT MONDO G marca a primeira parceria da Moncler com a indústria automóvel.

PROJECT MONDO G: arte emblemática

A peça de arte concebida exclusivamente para a colaboração entre a Mercedes-Benz e a Moncler une os traços característicos do emblemático todo-o-terreno Mercedes-Benz Classe G com o casaco de penas criador de tendências da Moncler.

Criando um contraste espetacular com o design angular do Classe G e as linhas suaves e fluidas do tecido acolchoado. Inconfundíveis e inimitáveis, com a funcionalidade no seu cerne, ambos os produtos funcionais transformaram-se em objetos de modo de vida de elevado valor ao longo das últimas décadas. A união dos opostos dá origem a um objeto escultural: o PROJECT MONDO G convida a experimentar a transformação de um objeto anteriormente puramente utilitário num objeto de design. As suas dimensões impressionantes são: 4.6 m de comprimento, 2.8 m de altura, 3.4 m de largura (com rodas) e 2.5 toneladas de peso.

Um olhar mais atento revela outros traços característicos que têm uma ligação concreta com os produtos originais e que, além disso, criam contrastes interessantes: a pátina rugosa é o vestígio visível do uso, que remete para a funcionalidade e o carácter prático. Isto constitui o contraponto visual das superfícies perfeitas e refletoras de alto brilho que sustentam a pretensão de luxo. Também não é por acaso que o PROJECT MONDO G ostenta o enorme fecho de correr, outro elemento deliberadamente marcante e apelativo. O fecho é uma referência prática à versatilidade e variabilidade de ambos os produtos, veículo e casaco.

Nascido em 1979, o Mercedes-Benz Classe G tem as suas raízes na exploração de terrenos difíceis e no setor industrial ou municipal. A Mercedes-Benz entrou em território desconhecido em 1979 com o Classe G. O veículo todo‑o-terreno foi concebido, por um lado, como um meio de transporte com capacidades todo-o-terreno extremas e uma ênfase no lazer e, por outro, para uma utilização quotidiana difícil, por exemplo, no setor industrial ou municipal. Logo após o seu lançamento no mercado, iniciou-se um processo de evolução contínua. Esta é a chave para o sucesso duradouro do G - um símbolo por si só.

Sobre a Moncler

A Moncler foi fundada em Monestier-de-Clermont, Grenoble, França, em 1952 e está atualmente sediada em Itália. Ao longo dos anos, a marca combinou o estilo com uma investigação tecnológica constante, assistida por especialistas em atividades ligadas ao mundo da montanha. As coleções de vestuário exterior Moncler combinam as exigências extremas da natureza com as da vida na cidade. A Moncler fabrica e distribui diretamente as coleções de vestuário e acessórios sob a marca Moncler através de lojas físicas e digitais operadas diretamente, bem como de portas multimarca selecionadas, grandes armazéns e retalhistas eletrónicos.

Compromisso de moda da Mercedes-Benz

Desde 1995, a Mercedes-Benz estabeleceu-se como um ator importante na indústria da moda global. A empresa de luxo construiu relações autênticas em campos criativos que abrangem a moda, a fotografia e a arte, e utiliza as suas iniciativas para apoiar talentos emergentes na área do design, colaborações inovadoras, parcerias em semanas de moda e eventos ao vivo.

Marcação de Serviço

Serviço de Revisão de Ligeiros de Passageiros, smart, Vans e Pesados/Trucks.

Marcação de Test-Drive

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