
A Mercedes-Benz Vans reinventa mais uma vez os veículos de transporte – adaptado à diversidade dos clientes comerciais
06/11/2025
Uma estreia extraordinária: escultura expressiva dá um primeiro vislumbre da forma e do design do futuro Sprinter
Mais digital do que nunca: as futuras carrinhas Mercedes-Benz permanecerão atualizadas durante anos - graças ao MB.OS com atualizações over-the-air e integrarão perfeitamente aplicações de terceiros
Uma história de sucesso única: em 1896, a Mercedes-Benz inventou a carrinha. Em 1995, a Sprinter revolucionou a indústria e tornou-se o ícone epónimo de toda uma classe de carrinhas.
Meticulosamente restaurada: a Mercedes-Benz apresenta a carrinha de entrega mais antiga do mundo em condições de circular
Na véspera do seu aniversário «130 Anos de Transporte», a Mercedes‑Benz Vans traça um paralelo emocionante entre o passado e o futuro: com a apresentação da carrinha de entrega mais antiga do mundo em condições de circular, um veículo de entrega Benz e uma eSprinter atual, a inventora da carrinha relembra a sua história de sucesso única, que começou em 1896. É uma história repleta de soluções de transporte específicas para cada cliente. As carrinhas Mercedes-Benz sempre foram concebidas como ferramentas de trabalho sólidas e fiáveis. E assim continuará a ser no futuro. A empresa enfatiza isso com a revelação de «THE BOuLDER» – uma escultura impressionante e expressiva com aparência de pedra. Ela oferece um primeiro vislumbre de como a Mercedes-Benz está a reinventar a carrinha mais uma vez, mantendo os seus valores fundamentais – robustez, fiabilidade, versatilidade e durabilidade. A escultura com 650 centímetros de comprimento, 275 centímetros de altura e 250 centímetros de largura combina arte e artesanato de uma forma fascinante e oferece uma antevisão da próxima geração da Sprinter. Fresada a partir de uma peça sólida de material, começam a surgir os primeiros contornos e detalhes de design da futura Sprinter. Eles dão uma ideia do design exterior único que está por vir, voltado para as diversas necessidades e exigências dos clientes comerciais. Além disso, a escultura transmite uma impressão das dimensões da futura carrinha Mercedes-Benz.
“Como inventores do veículo comercial leve, há quase 130 anos colocamos consistentemente toda a nossa expertise e experiência a serviço dos nossos clientes comerciais. Os seus benefícios e valor agregado são a nossa prioridade máxima – no passado, no presente e no futuro. A satisfação do cliente e as soluções inovadoras estão profundamente enraizadas no nosso ADN corporativo e constituem a base das nossas carrinhas premium.»
Thomas Klein, Diretor da Mercedes-Benz Vans
«A próxima geração de carrinhas Mercedes-Benz irá centrar-se em sistemas de propulsão inovadores, conectividade e serviços digitais avançados. A funcionalidade e as necessidades dos clientes estão no centro do nosso desenvolvimento. Adaptámos o nosso sistema operativo Mercedes-Benz especificamente para uso comercial e, com ele, iremos redefinir mais uma vez o segmento das carrinhas. Oferecemos aos nossos clientes tecnologia de ponta combinada com eficiência e inteligência personalizada. Estou confiante de que a nossa futura Sprinter será, mais do que nunca, o carro-chefe do seu segmento.»
Andreas Zygan, diretor de desenvolvimento da Mercedes-Benz Vans
Veículo de entrega Benz combinações de 1899 – o mais antigo transportador Mercedes-Benz em condições de circular
A história de sucesso da Mercedes-Benz Vans começou sob o nome Benz & Cie. em 1896, quando Carl Benz inventou o transportador motorizado. Ele desenvolveu dois modelos para atender às diferentes necessidades dos clientes: a carrinha de entrega Benz como uma «carruagem com carroçaria fechada» baseada no Benz Victoria, e a carrinha de entrega Benz Combinations como uma «pequena carruagem de cocheiro com carroçaria removível» baseada no Benz Velociped, menor e mais leve. Graças à sua carroçaria removível, podia ser convertida num automóvel de passageiros de dois lugares em apenas alguns passos simples, tornando-a particularmente versátil. Era, na verdade, o primeiro veículo multiuso.
Ambos os modelos eram movidos por um motor monocilíndrico de quatro tempos montado na traseira, com uma cilindrada de 2,7 litros na carrinha de entrega e 1,0 litros no veículo de entrega combinado. Uma carga útil de 300 kg (mais o motorista) era suficiente para o transporte urbano. A potência de 2,75 a 6 cv era suficiente para uma velocidade máxima de 15 a 20 km/h com carga total. Os novos veículos eram, portanto, mais rápidos do que uma carruagem puxada por dois cavalos e também podiam transportar cerca de três vezes mais carga útil. Nasceu um novo segmento de mercado na ainda jovem história do automóvel, e Carl Benz provou mais uma vez ser um inventor visionário. A empresa sediada em Mannheim entregou o primeiro exemplar da carrinha de entregas à loja de departamentos Du Bon Marché, em Paris, em 5 de dezembro de 1896, pelo preço de venda de 4.500 marcos.
Hoje, o transportador mais antigo em condições de circular é um veículo de entrega combinado Benz de 1899, que faz parte da coleção Mercedes-Benz Classic. Foi meticulosamente restaurado (chassis) e reconstruído (carroçaria) para o «130.º aniversário» do próximo ano. É um modelo que foi construído sob licença na Inglaterra pela Hewetson's Ltd., representante oficial da Benz no Reino Unido. Conhecido como Ideal Van, tinha uma potência de 3 cv e podia transportar uma carga útil de cerca de 100 kg, além do motorista. Os modelos posteriores tinham 3,5 cv e podiam transportar até 250 kg.
30 anos do Mercedes-Benz Sprinter – o veículo versátil feito à medida que mantém o mundo em movimento
Cerca de 100 anos após a invenção do transportador, a Mercedes-Benz Vans revolucionou novamente o segmento dos veículos comerciais ligeiros em 1995 com o Sprinter. Assim, a Mercedes-Benz colmatou a lacuna entre os automóveis e os camiões e deu o seu nome a toda uma classe de veículos. Até hoje, é valorizado pela sua excecional versatilidade e fiabilidade, pelo seu elevado nível de conforto e pelas suas características de condução semelhantes às de um automóvel. Mais de cinco milhões de Sprinters foram produzidos em três décadas, em diferentes variantes para diferentes finalidades e para quase todas as situações da vida: Como a carrinha ideal, está presente quando vidas são salvas e crianças nascem, quando encomendas ou alimentos congelados são entregues, quando casas são construídas e casas de banho são renovadas, quando VIPs são transportados ou quando se vivem aventuras de viagem. Isto torna a Sprinter uma parceira fiável para uma vasta gama de indústrias em todo o mundo. Em 2024, 77% dos clientes na Europa voltaram a escolher uma Sprinter. Esta elevada taxa de recompra prova a popularidade deste ícone da indústria.
A Sprinter do futuro – ainda mais versátil, eficiente e inteligente
A introdução da nova arquitetura VAN marca o início de uma nova era com furgões ainda mais eficientes, inteligentes e versáteis. A próxima geração de furgões não só dará continuidade à história de sucesso da Sprinter, como também definirá a classe de furgões do futuro.
A nova arquitetura do veículo constituirá a base de todos os furgões Mercedes-Benz de tamanho médio e grande recém-desenvolvidos no futuro. Permite uma diferenciação clara entre limusinas de grande capacidade posicionadas para uso privado (VLE e VLS) e furgões posicionados para uso comercial no segmento premium. A partir de 2026, os modelos totalmente elétricos da Van Electric Architecture (VAN.EA) serão introduzidos para clientes particulares. O VLE será o primeiro modelo a ser lançado. Os transportadores comerciais elétricos seguir-se-ão mais tarde. Com a segunda versão da arquitetura VAN, a Van Combustion Architecture (VAN.CA), as carrinhas com motor de combustão de última geração também complementarão o futuro portfólio para uso privado e comercial.
As carrinhas posicionadas comercialmente foram desenvolvidas em estreita colaboração com clientes de vários setores e, portanto, são consistentemente adaptadas às suas necessidades e exigências. Isto deve-se, em parte, ao novo design, que a escultura já sugere. Além disso, a futura Sprinter estará disponível com uma variedade de sistemas de tração e em inúmeras variantes de comprimento, distância entre eixos e peso. É, portanto, feita à medida para diferentes configurações e soluções de carroçaria e conversão específicas da indústria – desde serviços de correio, expresso e encomendas até veículos refrigerados, veículos de serviço e oficina, ambulâncias e veículos de resgate, veículos de plataforma para estaleiros de construção e transporte de passageiros com mobilidade reduzida, até autocaravanas. O objetivo é satisfazer todas as necessidades dos clientes da melhor forma possível e expandir ainda mais a posição de liderança no mercado de furgões.
Mais digital do que nunca: as atualizações over-the-air mantêm as funções do veículo atualizadas durante anos
A próxima geração de furgões também estabelecerá novos padrões em termos de conectividade e software. Funcionarão inteiramente com o sistema operativo próprio da empresa, o Mercedes-Benz Operating System (MB.OS). Isto torna-as as carrinhas Mercedes-Benz mais inteligentes de sempre. A profunda integração da arquitetura chip-to-cloud no veículo permite que todos os atuadores e sensores sejam controlados com precisão – desde as funcionalidades de infoentretenimento e conforto até ao carregamento – para uma experiência de condução inigualável, bem como a integração inteligente das funções do veículo na interface do utilizador. Esta integração profunda e abrangente cria novas oportunidades para os clientes, que beneficiam de uma conectividade ainda maior nos seus veículos. Extras digitais adaptados às necessidades dos clientes, como o Mercedes-Benz Van Uptime Monitor ou o Large Vehicle Navigation, tornam a manutenção e a utilização das suas próprias carrinhas ainda mais eficientes.
Graças ao MB.OS suportado por IA, todas as carrinhas serão equipadas com computadores de alto desempenho conectados à Mercedes-Benz Intelligent Cloud. Isto permite atualizações over-the-air de todo o software do veículo, incluindo os sistemas de assistência ao condutor. Todas as carrinhas permanecem atualizadas durante anos – de forma bastante semelhante a um smartphone, que pode ser regularmente equipado com novas aplicações e funções alargadas. O MB.OS oferece a máxima flexibilidade para integrar perfeitamente conteúdos de fornecedores externos. Isto permite aos clientes comerciais utilizar as suas próprias aplicações e ferramentas necessárias, por exemplo, para gestão de frotas ou navegação, diretamente no veículo, na unidade principal. A interface de utilizador típica da Mercedes-Benz permanece inalterada – para uma experiência familiar e valorizada pelo cliente.